Associados
Matrix
Endereço: Rua Travessa B, 190
Bairro: Centro
Machadinho / RS
CEP: 99.880-000
E-mail: cam.bona4@yahoo.com.br / matrixcambona4@gmail.com
Fone: (54) 9613-5318 / (54) 8107-7217 / (54) 9609-7070
Site: http://www.matrixcambona4.com.br

A História da Erva Mate Cambona 4
Seu Dorinho descobriu uma erva mate mais suave. A intuição e a observação de um agricultor podem dar início a grandes mudanças. No município gaúcho de Machadinho, um produtor descobriu uma erva-mate mais suave e mudou a economia da região. Mas, graças ao olhar atento do Sr Dorinho que ,é um apaixonado pela erva-mate e em seus passeios pelo erval notou uma planta diferente.“Cortava ela, que eu não cortava as outras a gente notava que ela crescia mais, o dobro praticamente. A cor da folha é mais cinzenta clara, pra quem consegue a tradicional é claro esta diferente”, conta.
Clairton, filho do seu dorinho, espalhou a novidade para os amigos do colégio agrícola e ajudou o pai a fazer um plantio separado.“A gente pegou algumas mudas, já plantou e as mudas desenvolveram super bem e as coisas só andaram”, conta.Sete anos depois, o colega de Clairton, Ilvandro, já formado em agronomia, voltou pra ver se a história que o amigo contava era verdade mesmo ou só conversa de ervateiro.“Começamos a processar erva mate e viemos até a propriedade do sei Dorinho com o objetivo de comprar a erva. Depois ele nos levou a um outro plantio totalmente diferente”, conta.
Numa segunda visita, Ilvandro trouxe o agrônomo Gabriel Correa, que, na época, trabalhava na Embrapa. “A observação do seu Dorinho é uma coisa rara em plantios de erva mate. Ele tinha um plantio que sabia exatamente quem era a matriz de onde aquele plantio originou e com o teste industrial que indicou que aquele plantio tinha uma bebida suave, que o mercado do chimarrão valoriza, então estava comprovada a mãe daquele plantio, ela tinha a característica genética muito interessante”, explica.
Através de testes de DNA foi possível determinar qual era a planta macho responsável pelo cruzamento. Estava definida uma nova linhagem, batizada de cambona quatro. Numa homenagem à uma chaleira, a cambona, usada antigamente pelos tropeiros pra aquecer água pro chimarrão.
“Machadinho está dividido em duas situações: antes da cambona 4 e depois da cambona 4”.
_____________________________________________________________________________________
Produzimos e vendemos mudas de Erva Mate Cambona 4, com viveiro próprio, localizado na cidade de Machadinho RS com certificado de procedência de mudas adquiridas.
A Cambona 4 possui um sabor suave e muito apreciado ela surgiu através de estudos da Embrapa Floresta, sendo que as parcerias continuam e já estamos desenvolvendo uma nova progênie.
Esta Empresa foi criada com objetivo de prestar um serviço mais amplo em produção de Mudas Florestais, tendo como principal produto a produção de Mudas de Erva Mate Cambona 4.
Amigo agricultor, quando vai pensar em produzir mais Erva Mate pense Cambona 4. Basta você comparar, quando tiver dúvidas sobre seu erval ligue para nós e você terá uma assistência técnica diferenciada.
Também temos toda a diversidade de Plantas Nativas.
Foto(s)
                                                      
Entre em contato direto com o associado ADTM
Nome  *
E-mail  *
Telefone  *
Cidade
Estado
Assunto  *
Comentário  *
(*) Preenchimento obrigatório
 
 
ADTM - Associação de Desenvolvimento Turístico de Machadinho
Avenida Frei Teófilo, 482 - Centro
Machadinho - RS
Fones: (54) 99686-8933
E-mail: adtmmachadinho@gmail.com